terça-feira, 16 de junho de 2009

2º EDIÇÃO DA COPA FOOT21 EM V. R. S. A.

Irá ter lugar durante a próxima semana, entre os dias 21 e 27 de Junho irá decorrer a 2ª Edição da Copa Foot21 em Vila Real de Santo António - Algarve que conta com a participação de 120 equipas em cinco Escalões, Sub-12, Sub-11, Sub-10, Sub-9 e Sub-8, sendo que o União de Tomar fará-se representar com uma equipa no Escalão de Sub-11 à semelhança do que ocorreu no ano transacto. Espera-se e deseja-se que este evento que marcará o encerramento de um ciclo percorrido por este grupo ao longo de toda uma época, seja desfrutado ao máximo por toda a nossa comitiva, bem como pelos acompanhantes, procurando conciliar o lazer com a competição que é sem dúvida o principal motivo que leva toda esta numerosa "caravana" até ao Algarve.
Quanto à competição em si, os jogos terão uma duração de 60min com intervalo, sendo que este torneio decorrerá em duas fases. A 1ª fase é uma fase constituída por 8 grupos de 4 equipas cada, jogando entre si num sistema de "todos contra todos" a uma volta, sendo que os primeiros classificados de cada grupo passam para o torneio de "Apuramento de campeão", enquanto as restantes equipas passaram a enquadrar uma nova competição, denominada torneio de "Honra", esta 2ªfase será toda ela disputada no sistema de eliminatórias, "play-off".




clique nas imagens para ampliar

segunda-feira, 15 de junho de 2009

PRESTAÇÃO NO 5º TORNEIO DE VERÃO E.F. “OS FIÃESINHOS”

No fim de semana de 12 a 14, decorreu em Fiães concelho de Stª. Maria da Feira, a 5ª edição do Torneio de Verão E.F. "OS Fiãesinhos", que contou com a participação de duas equipas do União de Tomar, no escalão de infantis obteve o 6ºlugar e no de escolas o 5ºlugar de entre 8 equipas por escalão. Mais concretamente no que diz respeito à prestação da nossa equipa neste torneio, começou com um empate a 1 golo com a formação do Vilamaiorense, onde deixou uma pálida imagem do seu real valor, talvez ainda por estarem um pouco cansados da viagem. No segundo jogo frente à equipa "B" do Fiãesinhos, a prestação da nossa equipa melhorou substancialmente pese embora ser uma equipa de qualidade claramente inferior, contudo o resultado final ficou-se pelo um magro 1-0, que sem dúvida poderia ter sido muito mais dilatado tendo em conta o volume do jogo ofensivo patenteado pela nossa equipa e principalmente as inúmeras oportunidades desperdiçadas, ora por falta de sorte, ora por mérito do guarda-redes opositor, ou ainda por alguma precipitação e ansiedade em fazer golo.
No terceiro jogo, tendo em conta os restantes resultados, estaria em disputa directa o União e o Anta, para apurar qual a equipa que acompanharia o Vilamaiorense, Boavista e Fiães, para as meias finais.
A nossa equipa entrou bem no jogo e a dominar, tentando o golo por diversas vezes, particularmente através de remates de longe e acabaria mesmo por se adiantar no mercador, na sequência de um desses remates. A toada do jogo manteve-se e parecia estar mais perto de surgir o 2-0 do que propriamente o 1-1, contudo na sequência de um canto, onde a nossa equipa teve alguma atrapalhação em tirar a bola, acabou por surgir o golo do empate. O União acabou por acusar este golo de forma negativa e a formação do Ante, começou a acercar-se da nossa baliza com mais perigo, principalmente de bola parada e foi precisamente na sequência deste tipo lances, que através de dois cantos viria a dilatar a vantagem para 3-1 de forma, parecia estar encontrado o vencedor. Contudo a nossa equipa não baixou os braços e foi em busca do golo, que viria a acontecer na sequência de mais um remate de fora de área, nesta fase do jogo o União estava por cima e o Anta só conseguia responder em contra-ataque, porém o resultado não viria a sofrer mais nenhuma alteração até ao final do jogo, apesar do União ter disposto de duas soberanas ocasiões para igualar, mas nesta fase o discernimento também já era pouco e acusava algum cansaço causado pela realização de dois jogos seguidos. A desilusão no final do jogo era geral, pois com esta derrota por 3-2 o União não passaria às meias-finais e tinha que se contentar com o jogo de disputa pelo 5º/6º lugar.
No jogo de apuramento do 5º/6º lugar que colocava frente a frente União de Tomar e Alba, o União viria a conseguir atingir o 5º posto do torneio, com uma vitória por 2-1, num jogo que se evidenciou mais pela disputa e entrega das equipas, por vezes até excessiva do que propriamente pela qualidade.

Jogram pela nossa equipa: Alexandre Farinha, David Carvalho, Bruno Filipe, Tomás Tomás, Diogo Graça, Gabriel Faria, Rafael Lourenço, Carlos Gaspar, Ruben Rosa, Alexandre Balas, João Bravo, Tiago Duarte

RESULTADOS

1ª FASE - Grupo A

União de Tomar 1x1 Vilamaiorense
União de Tomar 1x0 Fiães
União de Tomar 2x3 Anta

2ª FASE - Apuramento de 5º/6º lugar

União de Tomar 2x1 Alba

Em jeito de balanço final deste torneio, podemos considerar foi uma jornada positiva em termos competitivos, mas um pouco à imagem do que ocorreu no torneio de vila das aves, fica a sensação que poderia e tinha-se condições para ir mais além, contudo o União apesar de boa entrega e atitude voltou a claudicar nos momentos chaves do jogo e esse factor acabou por se tornar decisivo na não obtenção de uma melhor classificação, ainda para mais tendo em conta que o vencer do torneio foi o Anta, adversário que nos derrotou na última jornada da 1ª Fase por 3-2, num jogo muito emotivo e bem disputado onde o opositor acabou por ser mais feliz.
Passando aos agradecimentos, agradecer em 1º lugar à organização pelo convite e pela orgânica do torneio sempre que muitas pessoas envolvidas a prestar auxilio às equipas, contudo em termos de alimentação ficou algo a desejar comparativamente ao último ano, quer no Restaurante, quer na alimentação fornecida pela organização durante os jogos. Agradecer também ás entidades da nossa cidade, tanto a câmara municipal, como ao clube, que colaboraram para que fosse possível assegurar o transporte da comitiva e acompanhantes a este torneio. Por fim deixar mais uma vez um muito obrigado aos pais, pelo o apoio evidenciado durante torneio à equipa.

segunda-feira, 8 de junho de 2009

5º TORNEIO DE VERÃO E.F. “OS FIÃESINHOS”

Durante o próximo fim de semana, dias 13 e 14 de Junho irá ter lugar o 5º Torneio de Verão organizado pela E.F. "Os Fiãsinhos" no Estádio do Bulhão em Fiães, é pela segunda vez consecutiva que o União de Tomar se fará representar neste torneio no Norte do país, este ano com mais uma equipa do que no ano anterior. Desta feita o União de Tomar irá participar com uma equipa no Escalão de 98 e outra no Escalão de 97. Ambas as competições irão desenrolar-se em duas fases, onde na 1ª fase formam-se dois grupos de 4 equipas, jogando num sistema de "todos contra todos" nos respectivos grupos. Na 2ª fase os 4ºs e 3ºs classificado de cada grupo irão disputar o apuramento de 7º/8º lugar e 5º/6º lugar respectivamente. Os dois primeiros classificados de cada grupo por sua vez, irão disputar as meias-finais da competição jogando 1ºA x 2ºB e 2ºA x 1ºB.



clique na imagem para ampliar

PARTICIPAÇÃO NO 4º TORNEIO DE ESCOLINHAS - VILA DAS AVES


No primeiro fim de semana deste mês, teve lugar mais uma edição do prestigiado Torneio de Vila das Aves, que contou com a participação de dezenas de equipas entre elas as nossas equipas de Escolas (Sub-11) e Pré-Escolas (Sub-9). À chegada à Vila das Aves fomos recebidos de uma forma muito acolhedora quer pelos guias, quer pelas pessoas da Residencial das Aves, que fez com que de imediato toda a comitiva e acompanhantes se sentisse praticamente "em casa". O primeiro dia foi de grande excitação e euforia por parte de todos, mas no segundo dia, o dia de competição já tudo foi bem mais a sério, contudo em virtude de uma conjugação de factores os Sub-11 acabaram por alcançar uma classificação que sem dúvida não está em consonância com o real valor da equipa em comparação com os restantes participantes. No primeiro jogo frente ao C.D. Feirense, não foi além do empate a 1, depois de ter estado a vencer por uma 1-0 até ao final do encontro deixando-se empatar nos últimos minutos num golo feliz do seu opositor, sendo que a nossa equipa poderia ter dilatado a vantagem momentos antes desse golo com uma penalti claro não assinalado e uma excelente remate à barra. No segundo jogo frente à formação E.F. Hernâni Gonçalves a nossa equipa entrou até bem no jogo, procurando assumir as despesas do mesmo, contudo viria a sofrer dois golos na sequência de lançamentos laterais. Vislumbrava-se uma tarefa difícil para este jogo mas os nossos jogadores arregaçaram as mangas e foram para cima do adversário conseguindo chegar ao 2-2 de forma natural e muito próximo de chegar ao 3-2 na sequência de uma bola na barra e de um lance onde em posição privilegiada e sem guarda-redes na baliza a bola passou ligeiramente ao lado. Geralmente como quem não marca sofre, num lance em tudo idêntico aos primeiros dois golos sofridos viria a sofrer o terceiro, não dando tempo para mais recuperações pois o jogo acabou imediatamente a seguir. No último jogo da primeira fase frente à equipa que viria a ser campeã o Vitória de Guimarães a nossa equipa deu boa conta de si, defendendo de forma organizada e procurando jogar no erro da adversário para partir para jogadas de contra-ataque onde viria a adiantar-se no marcador, o Guimarães sentia muitas dificuldades em entrar no último terço do campo apesar de uma boa circulação de bola e viria só a conseguir golo de contra-ataque após uma perda de bola em zona ofensiva da nossa equipa quando esta se encontrava balanceada para o ataque . Na segunda parte o União dispôs de uma soberana oportunidade para voltar à liderança do marcador com o guarda-redes adversário já no chão, mas fruto de alguma cerimónia na hora do remate tal não viria acontecer, a partir dai o Guimarães passou a criar mais perigo e viria a conseguir uma vantagem de 3-1 à qual a nossa equipa ainda teve capacidade para responder e reduzir para 3-2 num contra-ataque, mas já não havia tempo para mais, consumando-se assim nova derrota pelo diferença mínima e como consequência o 4º lugar do grupo.
Na parte da tarde o União iria disputar as classificações de o 13º ao 16º e mostrou claramente ser uma equipa a mais nesta fase, face à diferença de qualidade para os seus opositores que ficou patenteada nos resultados, vencendo o G.D. das Aves por 5-1 e o Pinheirinhos de Ringe por 4-2.
Em jeito de balanço final, apesar do nível exibicional da equipa ter sido até de boa qualidade e em termos competitivos ter sido uma boa jornada de futebol, fica a sensação que um pontinha mais de sorte nos momentos cruciais dos jogos poderia se ter alcançado uma classificação muito mais prestigiante e em consonância com o real valor desta equipa.

Jogaram pela nossa equipa: David Carvalho, Alexandre Farinha, André Eira(Cap.), Tomás Tomás, Diogo Graça, Gabriel Faria, Rafael Lourenço, Carlos Gaspar, Tiago Duarte, João Bravo, Alexandre Balas, Leandro Francisco.

RESULTADOS:

1ª Fase
União de Tomar 1x1 C.D. Feirense
União de Tomar 2x3 E.F. Hernâni Gonçalves
União de Tomar 2x3 Vitória de Guimarães

2ª Fase
União de Tomar 5-1 C.D. Aves
União de Tomar 4-2 Pinheirinhos de Ringe

TODOS OS RESULTADOS DA COMPETIÇÃO DE ESCOLAS

clique na imagem para ampliar


CLASSIFICAÇÃO FINAL:
1º - Vitória Sport Clube
2º - S. L. Benfica
3º - Real Club Celta de Vigo
4º - Academia Futebol Bragafut
5º - Futebol Clube de Vizela
6º - Clube Desportivo Feirense
7º - Leixões Sport Clube
8º - Sport Clube Freamude
9º - Sporting CLube de Braga
10º - E.F. Hernâni Gonçalves
11º - Futebol Clube do Porto
12º - Sport Clube de Mirandela
13º - União de Tomar
14º - Pinheirinhos de Ringe
15º - Clube Desportivo de Aves
16º - New Time

Deixar ainda umas curtas notas finais, de parabéns à equipa de Sub-9 que obteve um honroso 7º lugar na competição de pré-escolas. Dizer também um "muito obrigado" a toda a organização do torneio quer pelo convite, quer pela orgânica do mesmo em termos de logística que foi de excelência para um torneio de apenas um dia, com um reparo apenas em relação às pessoas responsáveis pela as arbitragens dos jogos, sobretudo pela sua postura dentro de campo, quase sempre distante dos lances, que sem dúvida fez com que fosse necessário a presença de um segundo árbitro. Agradecer em particular também aos guias que estiveram sempre presentes no apoio à nossa comitiva e foram de uma simpatia extrema.
Um agradecimento especial a todos os pais e familiares que colaboraram na participação neste evento, que a nível financeiro, a nível logístico através da alimentação, e ainda durante os jogos no apoio com cânticos de incentivo à "nossa maltinha", muito obrigado sem vocês este fim de semana não teria sido possível.
Agradecer também à Câmara Municipal de Tomar e à direcção do União de Tomar que asseguraram a deslocação da nossa equipa, feita pelo prestável motorista o Srº. João Luís.
A todos mais uma vez um muito obrigado.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

4º TORNEIO DE ESCOLINHAS - VILA DAS AVES

No próximo dia 7 de Junho irá ter lugar o prestigiado Torneio de Escolinhas de Vila das Aves que já vai para a sua 4º edição, o União de Tomar fará se representar pelo segundo ano consecutivo por duas equipas, sendo que uma delas será a nossa equipa de Sub-11. Este evento contará com a participação de cerca de 600 crianças, entre os 5 e os 11 anos, divididas pelos pelos escalões mini, pré-escolas e escolas. Os interessados poderão consultar em baixo o calendário do torneio onde as duas equipas do União de Tomar estarão envolvidas.



Clique na imagem para ampliar